sexta-feira, 29 de julho de 2011

A sociologia do direito


A sociologia do direito (ou Sociologia Jurídica) é um ramo da sociologia que busca descrever e explicar o fenômeno jurídico como parte da vida social. A sociologia encara o direito não como um conjunto de normas, mas como um conjunto de ações reais de seres humanos.
Dentre os principais autores que contribuíram para a construção deste ramo da sociologia contam-se:
Max Weber: dedica um capítulo de sua obra economia e sociedade à sociologia do direito.
Émille Durkheim: apresenta um estudo do direito de um ponto de vista empírico-causal, distinto da visão normativa dos juristas em obras como A divisão social do trabalho e Lições de sociologia
Eugen Erhlich: autor de um dos mais importantes estudos em sociologia do direito, no qual busca apresentar seus fundamentos, potencialidades e método: fundamentos de sociologia do direito.

A Sociologia Jurídica é mais uma especialização das Ciências Sociais, ocupando-se em iluminar as intersecções entre o Direito e a Sociologia, bem como busca investigar os processos de juridificação e resolução de conflitos em diversas sociedades e grupos. De que forma tal grupo produz e encaminha as diferentes sanções e penalidades e como tais agrupamentos elaboram uma idéia de justiça também ocupa um território nobre na Sociologia Jurídica.


Fonte(s):

Material da disciplina

Pessoas, eis aqui o livro que é a base dos assuntos que serão abordados pela Estácio na disciplina de Sociologia Jurídica. Está em arquivo PDF para todos baixarem, pois será ainda mais útil para aqueles que ainda não tem o material didático.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

2° Período


Prontos para mais uma etapa de nossa jornada? Sim, sei que estão todos prontos para seguir em frente com muita força e determinação, pois o mais difícil ainda estar por vir que é a maturidade para encarar a real e mais dura tarefa: a vida!

" A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras."
*Aristóteles